domingo, 30 de outubro de 2011

Violência contra a mulher em Joinville cresce 790% em quatro anos

Número de ocorrências corresponde a praticamente 1% da
população feminina adulta em Joinville

O registro de denúncias de violência contra a mulher deram um salto gigantesco nos últimos quatro anos em Joinville. De apenas 172 casos registrados na Delegacia da Mulher em 2007, o número cresceu para 1.532 casos até o dia 27 de outubro de 2011. Isso representa um absurdo crescimento de 790%, ou ainda, o registro de oito vezes mais casos de violência denunciados às autoridades.

À imprensa, autoridades policias tentam amenizar o problema afirmando que o número de casos aumenta porque agora as mulheres tem mais coragem de denunciar.

A maioria das ocorrências envole a agressão física ou psicológica. Em 10 meses, foram 889 casos de ameaça à mulheres, e outros 306 casos de agressão física. Foram registrados ainda 172 casos de injúria (atribuir a alguém qualidade negativa), 75 casos de difamação (vincular alguém a fatos ofensivos) e 64 casos de calúnia (atribuir crimes a alguém).

Número representa quase 1% da população feminina acima de 19 anos

Se considerarmos apenas as mulheres maiores de 19 anos, o número de registros de violência em apenas 10 meses já equivale a 0,83% da população feminina. Os números são alarmantes e mostram a forte presença do machismo na cidade.

Só quem diz a verdade pode trazer a esperença

Há pouco mais de um ano, durante a campanha eleitoral para presidência da república, o PSOL defendeu abertamente a luta contra o machismo como uma de suas principais bandeiras. Relembre vendo o comercial ao lado.

Nenhum comentário: