segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Eleições 2012: 72% não votariam em Carlito; petista varia entre 5,1 e 6,3%

A primeira pesquisa eleitoral sobre as eleições 2012 publicada pelo jornal A Notícia mostra um cenário de desespero para o projeto de reeleição do prefeito de Joinville, Carlito Merss (PT). Dos 602 entrevistados, 72,1% afirmaram que não votariam em nenhuma hipótese em Carlito. Nos quatro cenários apresentados, cada um com nove candidatos, Carlito vaira entre 5,1 e 6,3%.

Nos cenários em que aparece com candidato do PSDB, o ex-prefeito Marco Tebaldi (PSDB) não chega aos dois dígitos e fica em empate técnico com Carlito Merss (PT), comprovando que a cidade não quer nem o continuismo do desastroso governo petista nem o retrocesso ao corrupto governo tucano de Tebaldi.

Hegemonia do bloco conservador

Os candidatos do campo da direita no espectro político lideram em todos os cenários. O recém-fundado PSD aparece com vantagem maior quando o candidato do partido é Darci de Matos: ele marca 35% das intenções de voto no cenário com Ivandro de Souza (0,5%) e 31,9% quando o tucano é Marco Tebaldi (7,5%).

Quando o candidato do PSD é Kennedy Nunes, o partido também fica a frente nos cenários com Ivandro ou Tebaldi, mas em empate técnico com o mega-empresário Udo Dohler (PMDB). Com Ivandro, Kenendy fica com 30,1% e Udo Dohler com 23,8%. Se o tucano é Tebaldi, Kennedy e Udo perdem pontos, e ficam com 27,2 e 21,4%, respectivamente.

O cenário mostra o péssimo momento das forças da esquerda. Após uma vitória histórica do PT na cidade, o "governo da mudança" que nada mudou destroçou a imagem das forças populares.

Outros candidatos

José Aluísio Vieira, o Dr. Xuxo, varia entre 5,6% e 6,5%. Sandro Silva (PPS) oscila entre 4,7% e 5,6%. Rodrigo Coelho (PDT) vai de 1,3% a 2,2%, e Rogério Novaes (PV) de 1,8% a 2,2%. Ivandro de Souza (PSDB) e o pré-candidato do PSOL, Leonel Camasão, ficam com menos de 1%.  A pesquisa A Notícia/Mapa não considera Adilson Mariano (PT), que já declarou que irá disputar as prévias no PT contra Carlito. Ainda assim,

Quase 36% dão nota zero para Carlito

Perguntados sobre que nota dariam ao governo Carlito Merss, quase 36% dos entrevistados deram nota zero. Ao todo, 78,8% deram uma nota igual ou inferior a 5 para a administração petista. Na média, Carlito fica com 3.

Nenhum comentário: