domingo, 16 de outubro de 2011

PSOL lança nota em apoio à greve dos Correios

Militantes do PSOL estiveram na última terça-feira na unidade central dos Correios de Joinville, divulgando uma nota de apoio à greve nacional dos seus trabalhadores.

Veja a íntegra da nota abaixo


O PSOL Joinville se solidariza a greve dos trabalhadores dos Correios, em greve desde o dia 13 de setembro. Muitos de seus trabalhadores foram às ruas, em diversos Estados, na última sexta-feira (23), para reivindicar abertura das negociações da campanha salarial 2011.


Entre as reivindicações está contratação imediata de todos os aprovados no último concurso público dos Correios, reposição da inflação de 7,16% e o aumento do piso salarial para R$ 1.635. Atualmente o piso dos ecetistas é de R$ 807, um dos menores dentre os servidores públicos.Esse tratamento hostil de uma das empresas públicas mais antigas do país com seus funcionários inclui, por exemplo, o Pedido de Demissão Voluntária (PDV). O programa acaba onerando aqueles que não ingressam nele, uma vez que desde sua implementação, não houve concurso para recolocação.


A política adotada nos últimos anos tem claras intenções de sucatear os Correios, para enfim, privatizá-lo. Os Correios são os portadores das mensagens e um importante elo entre as pessoas. Não podemos ficar indiferentes a essa trama que pretende entregar muito mais do que as correspondências ao mercado: todo o fluxo de informações postais ficaria na mão da
iniciativa privada. Carta social? Esqueçam.


O que está em curso é um amplo projeto entreguista de privatização. Na esfera federal, além dos Correios, estão na mira aeroportos e hospitais universitários. No nosso estado, a Casan e, agora a Celesc. Nesse jogo camuflado que defende a privatização para a “melhoria da qualidade” e “ampliação do acesso”, direitos essenciais como água, eletricidade, saúde, fluxo de pessoas
e ideias, são tratados como mercadoria. Se continuarmos entregando tudo ao mercado, o direito à vida digna, vai depender da capacidade de consumo de cada um. Não podemos concordar com isso.


Diretório Municipal do PSOL Joinville

Nenhum comentário: