terça-feira, 1 de maio de 2012

Relator do projeto do Código Florestal tem ligações com grandes produtores rurais

O senador Luiz Henrique da Silveira e os deputados catarinenses que votaram a favor do Novo Código Florestal não estão sozinhos na luta pela defesa dos interesses dos empresários do agronegócio. O relator do projeto na Câmara, o deputado Paulo Piau, foi um grande reforço, já que quase a metade – R$ 990 mil - dos mais dos mais de R$ 2 milhões que ele recebeu de doação na última campanha saíram dos cofres de grandes produtores rurais.


O deputado Chico Alencar, líder do PSOL na Câmara, apresentou esses números – tirados da lista de doadores disponíveis no site do TSE – e pediu a destituição de Piau do cargo de relator as vésperas da votação do novo Código Florestal, mas foi em vão, o deputado permaneceu e o projeto foi aprovado com uma série de elementos prejudiciais ao meio ambiente.

Como argumento pela destituição, Alencar utilizou o código de ética da casa, que, em um de seus artigos, afirma ser quebra de decoro parlamentar “relatar matéria de interesse específico de pessoa física ou jurídica que tenha contribuído para o financiamento de sua campanha eleitoral". Com isso, fica clara a violação de um dos princípios do código de ética e a quebra de decoro parlamentar por parte do relator do projeto, que ignorou o fato e seguiu seus trabalhos.

Nenhum comentário: