segunda-feira, 30 de abril de 2012

Luiz Henrique defende interesses de doadores de campanha


Na semana passada, em uma manobra da bancada ruralista, a Câmara dos Deputados aprovou o texto final do novo Código Florestal Brasileiro. O documento, que ainda precisa ser sancionado pela presidente Dilma Rousseff, defende os interesses dos donos do agronegócio e dá anistia aos grandes desmatadores que há décadas vem destruindo as florestas brasileiras. Além disso, vários dispositivos que garantiam a preservação da mata nativa foram ignorados pelos deputados.
Um dos principais entusiastas do novo Código Florestal, o senador Luiz Henrique (PMDB) foi relator do projeto no Senado. Quando ainda era governador, LHS conseguiu aprovar algo parecido em Santa Catarina, permitindo que a Assembleia Legislativa aprove leis que contrariam a legislação federal, em uma manobra que mais uma vez beneficiou grandes empresários dos ramos madeireiro, carbonífero e celulose. A prova da ligação do senador com esses grupos é a prestação de contas da eleição de 2010.
Na lista disponível no site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), é possível conferir que, somente a Votorantin, doou R$ 500 mil para a campanha de LHS. Ainda há empresas carboníferas, de celulose e uma madeireira. A maioria dos deputados catarinenses que votaram a favor do Código Florestal também receberam dinheiro de empresas empresas desses ramos durante a campanha de 2010.

Confira a lista dos deputados catarinenses que votaram favor do Código Florestal:

PMDB
Celso Maldaner
Edinho Bez
Mauro Mariani
Rogério Mendonça
Ronaldo Benedet
Valdir Colatto
Onofre Agostini
PP
Esperidião Amin
João Pizzolatti
PPS
Carmem Zanotto
PSD
Jorge Boeira
PSDB
Marco Tebaldi
Jorginho Mello

Nenhum comentário: