segunda-feira, 23 de abril de 2012

Greve dos professores da rede estadual inicia em Santa Catarina


Professores decidem por greve em assembleia. 
(Foto: divulgação/Sinte)

A greve dos professores da rede estadual de ensino – segunda em um ano - iniciou oficialmente hoje, dia 23, em todo o Estado. Até o momento, foram realizadas assembleias em 31 cidades. A expectativa do Sinte (Sindicato dos Trabalhadores da Educação em Santa Catarina) é de que até quarta-feira 50% das escolas estejam paradas. Segundo dados da entidade, somente na região da Grande Florianópolis a adesão chega a 50%. A principal reivindicação dos professores é de que o governo do Estado aplique imediatamente o piso salarial nacional em toda a carreira.

Em Joinville, cerca de 45 professores participaram hoje pela manhã da assembleia que deu início à paralisação na cidade. Durante a tarde, os líderes do movimento fizeram visitas nas escolas para convocar os professores. A diretoria do sindicato acredita que a greve deve ganhar mais corpo até quarta-feira.

Alunos da escola estadual João Colin, bairro Itaum, realizaram uma manifestação em apoio aos professores. Os estudantes, que também reivindicam algumas garantias próprias, afirmam que vão continuar nas ruas fazendo coro junto com os grevistas.

Enquanto isso, em mais uma atitude antidemocrática, o governo do Estado já se manifestou por meio de nota oficial afirmando que não vai negociar com os professores enquanto as aulas não voltarem ao normal. O secretário de Educação, Eduardo Deschamps, ainda anunciou que os diretores – cargos comissionados nomeados pelo governador – que participarem da greve serão exonerados e os professores terão os dias descontados na folha de pagamento.


Nenhum comentário: