terça-feira, 5 de maio de 2009

Nota de apoio ao Ministério Público Federal de Joinville

Joinville, 2 de maio de 2009

O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) vem por meio desta externar seu apoio à Ação Civíl Pública impetrada pelo Ministério Público Federal contra a Universidade Federal de Santa Catarina e contra a União pela forma duvidosa como vem se dando a interiorização da UFSC em Joinville.

O MPF questiona os procedimentos duvidosos de compra de um terreno às margens da BR-101, terreno este que apresenta todo o tipo de problemas para a instalação de uma universidade, como área alagadiça torres de transmissão da Eletrosul, contorno ferroviário, o terreno do Sinuelo, suspeita de superfaturamento na venda, entre outros.

A resolução destas falhas custariam milhões de reais aos cofres públicos, sendo o caminho mais barato para o governo a escolha de outro local para a construção da universidade. O apoio também se dá no ambito da proposta de realização de audiências públicas para definir os cursos superiores oferecidos em nossa universidade, tendo em vista que a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) já é por si só um centro tecnológicos.

Os cursos pretendidos para a nossa universidade foram indicados exclusivamente pela Associação Empresarial de Joinville (Acij), por puro interesse em formar mão de obra qualificada com dinheiro público. Essa atitude descaracteriza a função da educação pública. Enquanto isso, nossos profissionais da saúde e professores continuam reféns das universidades privadas.

A UFSC em Joinville deveria, portanto, trazer cursos nas áreas de saúde, humanas e biológicas, para dar opções aos estudantes de Joinville na hora de fazer uma faculdade. O PSOL vem por meio desta também parabenizar a atuação dos procuradores Davy Lincoln Rocha, Mário Sérgio Ghannagé Barbosa, Rodrigo Joaquim Lima e Tiago Alzuguir Gutierrez no caso da UFSC.

Willian Luiz da Conceição
Presidente do PSOL Joinville

Nenhum comentário: