sábado, 11 de abril de 2009

Nota sobre a ocupação do Ulisses Guimarães

O Partido Socialismo e Liberdade vem por meio desta nota externar sua posição favorável ao direito à moradia da população que hoje reside precariamente na ocupação do bairro Ulisses Guimarães. Entendemos que a moradia, direito básico e humano fundamental, deve ser garantida e prevalecer sobre qualquer outro interesse.

Boa parte da população local já possui há vários anos cadastro na Secretaria de Habitação e espera, alguns até há 9 anos, consolidar seu direito à moradia. São pessoas que sempre viveram de aluguel, reféns da especulação imobiliária e que viram a possibilidade de alcançarem o direito à casa própria. A situação se faz agravada pela crise econômica que já destruiu 4000 empregos formais em Joinville e cujo impacto na economia informal – da qual a maior parte dos moradores da ocupação pertencem – está para ser calculado.

Reivindicamos que a área seja regularizada ou que haja garantia plena de realocação dos moradores. O problema social em jogo é de primeira gravidade e exige uma solução rápida que garanta a paz de consciência, sem ameaças de despejo forçado, dessa população trabalhadora.

Partido Socialismo e Liberdade – Joinville

Nenhum comentário: