quarta-feira, 8 de abril de 2009

Nota de Apoio a Frente de Luta pelo Transporte Público

O PSOL Joinville vem através desta nota expressar seu apoio e solidariedade à Frente de Luta pelo Transporte Público, assim como seus princípios de autonomia e independência.

Compreendemos que o aumento da tarifa vai contra as condições de vida dos trabalhadores e da juventude da cidade, aprofundando o processo de exclusão que já impera todos os dias em nossa cidade. Trata-se da defesa de uma política de democratização do sistema de transporte, capaz de assegurar aos cidadãos o direito a diversas áreas do desenvolvimento humano, assim como: acesso a cultura, o lazer, a educação, ao trabalho, entre outros.



Não aceitamos de forma alguma que os interesses de duas famílias oligárquicas e tradicionais de nossa cidade fiquem acima dos interesses e necessidades da maior parte da população sendo que o transporte público é um serviço essencial e deve ser tratado como tal.

Somos contra qualquer aumento da tarifa! Pois não podemos aceitar que os interesses coletivos fiquem abaixo dos interesses privados. Além disso, a alguns anos os joinvilenses sentem o processo de sucateamento (ônibus cada vez mais lotados, diminuição de linhas etc.) apresentado assim o processo de irresponsabilidade e incapacidade das empresas em gerir o sistema de transporte coletivo.


Não a qualquer subsidio! O PSOL não aceita assim como a Frente nenhuma forma de repasse de dinheiro público para a iniciativa privada, pois trata-se nesse momento de retirar de outras áreas essenciais como saúde e educação, para alimentar o lucro das empresas que exploram o sistema sem nenhum controle público e de forma irregular a mais de 40 anos.



Defendemos Auditoria das Planilhas e de TODO Sistema de Transporte! Por não termos qualquer confiança nos dados apresentados pelas empresas (Transtusa e Gidion) através da planilha, cobramos do poder público joinvilense que convoque um instituto independente e idôneo capaz de realizar não somente estudo da planilha, mas que realize auditória no sistema de transporte com participação popular. Sendo que auditórias semelhantes foram realizadas em Blumenau (2006), Curitiba e São Paulo, apresentando sempre o mesmo resultado: redução nas tarifas.


Publicização do Debate acerca da Possibilidade de Aumento! Defendemos que o governo do PT deve abrir a "caixa-preta" do transporte coletivo através de audiências públicas para ouvir a população, sendo que o Poder Executivo de Joinville, que é o poder concedente, deve democratizar e debater não somente os dados apresentados, mas ouvir e estudar outras formas de gerir o transporte que não seja onde impere a lógica do lucro.


Passe Livre Estudantil sem aumento de tarifa! O Passe Livre Estudantil é uma reivindicação histórica da juventude de Joinville que deverá dar acesso a uma cada vez maior juventude que são privados do seu Direito a educação, a cultura e ao lazer – leia-se aos espaços públicos da cidade. Sendo que metade dos bairros da cidade não tem, por exemplo, escolas de ensino médio, escolas profissionalizantes, as faculdades são em regiões centrais ou no Bom Retiro. Como o estudante humilde vai fazer este deslocamento se não utilizar o transporte coletivo? É dever o poder público que garantir tal Direito e sem acarretar qualquer aumento ao resto da população.


Criação de uma empresa pública de transporte! Em 2013 vence a concessão de legalidade discutível do transporte coletivo à Gidion e Transtusa. É preciso que o povo trabalhador, os movimentos populares e estudantil, bem como os sérios formadores da opinião pública e organizações políticas, defendam o retorno deste serviço para a prefeitura municipal, através da constituição de uma empresa pública de transporte coletivo que atendam os interesses de TODA a população joinvilense.


Partido Socialismo e Liberdade (P-SOL/Joinville)

Joinville, 17 de Março de 2009

Nenhum comentário: