domingo, 16 de agosto de 2009

PT manobra para impedir CPI da Dívida Pública

A
Em uma manobra por parte do Partido dos Trabalhadores, a Comissão Parlamentar de Inquérito da Dívida Pública não foi instalada na Câmara dos Deputados. No início da noite de ontem, 12, a liderança do PT determinou a retirada dos seis nomes de parlamentares que já haviam sido indicados. O objetivo do PT é não instalar a CPI e, consequentemente, não apurar os bilhões de reais e dólares utilizados para pagar juros e amortizações da dívida.

Proposta pelo deputado Ivan Valente, a CPI foi criada em dezembro de 2008. Mas durante o primeiro semestre líderes partidários adiaram a indicação dos membros. O PSDB indicou apenas uma das três vagas que deveria. O PT, que havia indicado os deputados, retirou os nomes.

O presidente da Câmara, Michel Temer, se comprometeu a indicar os parlamentares que faltam (os dois do PSDB e seis do PT) por ofício.

O PSOL, caso as indicações não sejam efetivadas, deve entrar com mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal para garantir a instalação da CPI da Dívida Pública, na próxima semana.

Fonte: PSOL São Paulo

Nenhum comentário: