quarta-feira, 14 de setembro de 2011

PSOL faz panfletagem em apoio à greve no IFSC

Militantes do PSOL estiveram ontem na unidade do IFSC em Joinville, divulgando uma nota de apoio à greve nacional dos servidores e professores da rede federal de educação básica, profissional e tecnológica.

O movimento atingiu 90% de adesão na cidade, de acordo com o comando de greve local. A paralisação deve seguir até segunda-feira que vem, quando o Ministério da Educação poderá assinar um acordo coletivo novo que garanta as reposições salariais, que não ocorrem há mais de um ano.

Veja a íntegra da nota abaixo


O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) em Joinville vem se solidarizar com o movimento grevista dos servidores do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Parados há mais de uma semana, os trabalhadores do setor estão sem reajuste salarial desde julho de 2010, quando venceu o último acordo coletivo.

Mais de 100 instituições educacionais em 19 estados brasileiros estão paralisadas, e em Joinville não é diferente. Segundo o Sinasefe, sindicato que representa os servidores federais da educação básica, profissional e tecnológica, em Joinville a adesão ao movimento é de 80%, o que mostra a força da organização dos trabalhadores.

Os servidores do SINASEFE lutam pela democratização das instituições
de ensino, realização de concursos públicos para a contratação de mais pessoal, reestruturação das carreiras, reajuste salarial de 14,67% (IPCA + variação do PIB), dentre outros pontos.

Mas o centro das reivindicações reside no projeto que pretende destinar 10% do PIB para a Educação Pública, uma luta que não é só do Sinasefe, mas de todo o movimento dos trabalhadores da educação, do movimento estudantil e também, bandeira que o PSOL defendeu nas eleições de 2010 e continuará defendendo até sua concretização.

Diretório Municipal do PSOL Joinville

Nenhum comentário: