sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Governo não apresenta proposta e greve no IF-SC continua



Numa assembleia que contou com a presença de quase 400 sindicalizados, número superior ao registrado no dia da deflagração do movimento, os servidores do IF-SC aprovaram, ontem (31/08) à tarde, por ampla maioria, a continuidade da greve em todos os campi do Instituto em Santa Catarina. A assembleia foi realizada no ginásio do Campus Fpolis e marcou o oitavo dia da participação dos servidores na greve da rede federal de ensino iniciada no dia 1º de agosto em todo o país.

Com forte presença de alunos e em meio a um clima de nítida disposição para a luta, a assembleia começou com a apresentação de informações detalhadas sobre a greve nacional, as negociações com o governo e o quadro de mobilização nos campi do IF-SC. Destaque, nesse ponto, para a presença de representantes das Seções Sindicais ligadas ao IFC e do Coordenador do SINASEFE e membro do Comando Nacional de Greve, Ney Robson Fialho Bezerra, do Sintef-PB (Sindicato dos Trabalhadores da Educação Federal da Paraíba). Os informes das negociações e das últimas atividades realizadas em Brasília foram apresentados pelo sindicalizado Marcos Dorval Schmitz, representante da Seção Sindical no Comando Nacional de Greve e membro da Comissão de Negociação do Sinasefe.

Após o momento de informes e antes da avaliação da greve, os servidores presentes à assembleia ainda tiveram a oportunidade de acompanhar a apresentação de um estudo interessante sobre a evolução dos salários de docentes e técnicos, elaborado pelo professor Márcio, do Campus Fpolis.

Avaliação do movimento: a greve continua

Com grande volume de dados e informações sobre a greve, os servidores passaram a avaliar, em seguida, os rumos do movimento em Santa Catarina e no país. No geral, as avaliações apontaram para o nítido crescimento da greve no IF-SC e para a necessidade de fortalecer o movimento nacional e local. As análises chamaram a atenção também para o cenário de inflação alta e defasagem salarial, em contradição às políticas governamentais que priorizam a remuneração do capital, com juros altos, em detrimento da valorização do trabalho.

As avaliações, quase unânimes, não impediram, porém, que o fim da greve com retorno ao trabalho fosse apresentado como proposta, o que obrigou a mesa a colocar em votação a continuidade ou não do movimento no IF-SC. Por ampla maioria de votos e sob intensos aplausos, a continuidade da greve foi aprovada, ficando marcada nova assembleia para o próximo dia 12 de setembro, a fim de avaliar possível negociação com o governo marcada, inicialmente, para o dia 6.

Comissão Eleitoral

No último ponto da pauta da assembleia, pouco antes de saírem para o ato público no Terminal Urbano do centro de Fpolis (Ticen), os servidores aprovaram ainda a indicação de quatro nomes para compor a Comissão Eleitoral que vai organizar e conduzir as eleições para a escolha da Diretoria da Seção Sindical, biênio 2011/2013. Os outros membros serão escolhidos na próxima assembleia.

Por enquanto, a Comissão é formada pelos sindicalizados Romoaldo Rebello Siggelkow e José Márcio Coelho (Campus São José), Luciano de Azambuja (Campus Continente) e Werther Alexandre de Oliveira Serralheiro (Campus Araranguá).

A educação vai às ruas


Para encerrar bem o dia, diversos servidores foram até o Ticen no final da tarde de ontem (31/08) para participar do ato público “A educação vai às ruas”. O movimento, realizado nacionalmente, teve como principal objetivo dialogar com a sociedade sobre os motivos da greve e pedir o apoio da população ao movimento dos servidores.

Portando diversas faixas, servidores de vários campi distribuíram cerca de dois mil panfletos à comunidade.
Fonte: Sinasefe-sc

Nenhum comentário: