sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Nota sobre o processo de demarcação das terras indígenas na região nordeste de Santa Catarina

O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), a partir de sua Direção Municipal em Joinville, vem por meio desta nota tornar público seu posicionamento em relação ao processo de demarcação de terras indígenas da região norte do Estado de Santa Catarina.

A questão voltou à pauta através de reportagem publicada no Jornal Notícias do Dia, (edição de 23/11/2012). De teor claramente tendencioso, a referida matéria apresenta o posicionamento unilateral dos detentores dos títulos de propriedade das terras reunidos em torno da ASPI (Associação dos Proprietários, Possuidores e Interessados em Imóveis nos Municípios de Araquari e da Região Norte/Nordeste de Santa Catarina, Pretendidos Para Assentamento Indígena).

Na reportagem, um desses proprietários, o Senhor Claudino Garbin, que declara ter apoio irrestrito do Senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB/SC), faz clara ameaça à vida quando diz “se colocarem índios aqui, a bala vai comer solta. Que não sejam loucos”. Para registro quanto à idoneidade do Senhor Garbin, vale mencionar que este é alvo de inquérito policial, sendo acusado por receptação de carga roubada.

Outro interlocutor presente na entrevista, o Deputado Federal Valdir Colatto (também do PMDB/SC), que segundo a entrevista “repudia a atuação da Funai”, conclui que “O índio é cidadão como qualquer outro que reside no campo ou na cidade. Não adianta dar terras se eles não têm condições... Continuaremos obrigando-os a se tornarem pedintes nas cidades”.

Tal declaração indica claro preconceito e propositada ignorância das especificidades socioculturais dos descendentes dos povos Guarani-Mbyá (maior grupo étnico nativo na região). A verdade é justamente contrária a leitura arrogante e arbitrária do deputado: talvez somente esses povos tenham a capacidade de estabelecer uma relação equilibrada e sustentável com a Terra, diferentemente do projeto desenvolvimentista do capital que vêm degradando de forma acelerada o ecossistema local.

Cabe registrar que o Estado de Santa Catarina tem sido original em estabelecer espaços de manutenção à violência e desrespeito aos direitos humanos e ao meio ambiente. Não podemos deixar de mencionar o desmatamento massivo que o famigerado “novo” Código Florestal ocasionará, caso encaminhado com o texto original do seu relator Luiz Henrique da Silveira. A magnitude do desmatamento poderá chegar ao equivalente a cinco vezes o território de Santa Catarina.

Em relação a organização institucional pela violação aos direitos dos povos Guarani-Mbyá, temos o exemplo do Fórum Permanente de Discussão das Demarcações de Terras Indígenas no Norte/Nordeste do Estado (FPDDTI).

Criado em julho de 2009, o Fórum Parlamentar é presidido pelo Deputado Estadual Nilson Gonçalves (PSDB/SC), e integrado pelos seus colegas Darci de Mattos (PMDB/SC) e Kennedy Nunes (PSD/SC). Esse Fórum contesta uma série de portarias emitidas pela Funai que demandam a demarcação de 4 áreas na região de Araquari, São Francisco do Sul e Balneário Barra do Sul. O Ministério Público Federal já declarou por mais de uma ocasião que o processo de demarcação é legítimo e amparado na própria Constituição Federal.

Diante do exposto o PSOL Joinville se declara integralmente a favor da demarcação das terras indígenas em Araquari e Região e se solidariza com os povos Guarani-Mbyá, colocando-se ao lado destes na luta contra a exploração predatória do meio ambiente e em defesa da diversidade sociocultural no nosso Estado.


PARTIDO SOCIALISMO E LIBERDADE
JOINVILLE

Nenhum comentário: