quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Alunos de comunicação social protestam contra demissões

O que parecia ser mais uma tranquila noite de aula, ontem, no Bom Jesus/Ielusc, se tornou em um dos momentos mais marcantes da história do curso de comunicação social. Indignados com as ultimas atitudes tomadas pela direção de ensino superior da instituição, que demitiu dois professores em dois dias, cerca 50 alunos de jornalismo e publicidade e propaganda não entraram nas salas e protagonizaram uma manifestação com direito a bateria e gritos que chamavam o diretor Leandro Otto Hofstatter para um diálogo. A manifestação começou às 19h30 e foi até às 22h, quando o coordenador do curso de jornalismo, Silvio Melatti, apareceu para conversar com os alunos.
Os protestos começaram no twitter, depois que os alunos souberam da demissão de dois professores, que não teriam a titulação necessária para lecionar na instituição. Porém, os alunos rebatem o argumento, afirmando que no ano passado, alguns professores foram demitidos justamente por terem titulação maior e gerar muitos custos, o que demonstra certa incoerência no discurso dos diretores do ensino superior. Os estudantes exigem uma explicação, pois há outros professores lecionando sem o título de mestre ou doutor. As demissões reavivaram o tema da crise no ensino superior do Ielusc, que começou ano passado, com o desligamento de vários professores com a justificativa de corte de gastos.
No entanto, o problema no ensino não foi a única pauta da manifestação. As falhas na estrutura física da instituição também foram evidenciadas pelos alunos, que cobram a construção de elevadores para deficientes físicos e a melhora do que já existe. Essa discussão ganhou espaço depois que uma cadeirante entrou para o curso de jornalismo e passou a ter dificuldades de acesso às salas de aula.
No fim da manifestação, os estudantes receberam a garantia de que hoje, às 19h, o diretor Leandro dará início a um diálogo sobre os últimos acontecimentos e também explique os verdadeiros motivos que causaram a demissão dos professores. A reunião acontece hoje, às 19h, no anfiteatro da unidade central do Bom Jesus Ielusc.

A manifestação não tem nenhuma ligação com o PSOL. Porém, o partido parabeniza e apóia a atitude dos estudantes.

Nenhum comentário: