sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Nota em apoio aos trabalhadores da BUSSCAR

A BUSSCAR já esteve à beira da falência em 2003, ameaçando o emprego e a vida dos trabalhadores e suas famílias. Na época a empresa se salvou com os R$ 30 milhões vindos do BNDES. Agora, em 2009, reaparece a crise. A produção está parada, à espera de mais ajuda do BNDES ou de qualquer outra forma de financiamento público.

Trabalhadores, devemos destacar que a crise é uma prova da incapacidade administrativa da empresa que, mesmo recebendo uma série de incentivos: financeiros e fiscais , não é capaz de garantir o funcionamento da produção e dos direitos trabalhistas constituídos.

Embora o governo federal tenha um programa para dar dinheiro ao empresariado, a saída para a crise da BUSSCAR não pode ser a busca infinita de incentivos financeiros.

São os trabalhadores, os primeiros a sofrer os efeitos da crise, que devem decidir o destino da empresa e de suas vidas. Os recursos públicos nunca chegam para ajudar a classe trabalhadora: primeiro se ajuda o empresário, e, se sobrar vai para os trabalhadores. Precisamos mudar essa lógica.

O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) endossa a proposta apresentada pelo vereador Adilson Mariano: o “início de uma solução” estaria em eleger diretamente uma Comissão de Fábrica, que seja a voz e vontade dos trabalhadores da BUSSCAR, que garanta a estabilidade no emprego e que abra a contabilidade para garantir o controle da recuperação da empresa pelos trabalhadores.

PSOL Joinville, 28 de novembro de 2009.

Nenhum comentário: