terça-feira, 20 de julho de 2010

Convite para grupo de estudos sobre Política e Socialismo

Alguns companheiros do PSOL irão se reunir no dia 31 de julho, às 15h, na casa do militante Hernandez, para discutir textos políticos a respeito do socialismo, convite que se estende a todos.que queiram discutir política e socialismo, onde convidamos você a participar.


Vamos discutir três capítulos do livro Um rumor de botas de Eder Sader (dois textos e uma cronologia), todos a respeito da revolução chilena (1970-73), em seus aspectos históricos, políticos e econômicos. A importância do texto reside em compreender o passado a fim de que atuemos de modo consistente em nosso presente. São os textos:


Breve Cronologia da Unidade Popular;
A Ocupação do Estado: Estratégia da "Via Chilena";
A Transição frustrada: A Economia da Unidade Popular.


Para quem não conhece, o Eder Sader é irmão do Emir Sader. Era formado em Ciências Sociais pela USP. Participou da Política Operária na década de 60, exilando-se no Chile em seguida. Vivenciou a queda de Allende. No Brasil, ajudou a fundar o PT e chegou a ser candidato a deputado estadual. Doutorou-se em sociologia com a tese publicada em livro pela Paz e Terra Quando Novos Personagens entraram em cena. Dentro do PT, alimentava discussões em torno do conceito de autonomia (inspirado pelo filósofo francês Castoriadis), junto a Marilena Chauí e Marco Aurélio Garcia. Morreu em 88 de AIDS, vítima de uma transfusão de sangue contaminado.

Sinta-se convidado. Depois das discussões, haverá um pequeno lanche. O grupo não é fechado a membros do PSOL, mas sim é aberto a todos que tenham interesse em discutir questões pertinentes ao socialismo.

O nosso estudo será constante. Nesse encontro também decidiremos os próximos textos e a periodicidade do grupo.

O texto pode ser baixado aqui. Confirme presença pelo e-mail psoljoinville@gmail.com .

Um abraço,

PSOL Joinville

Nenhum comentário: