quarta-feira, 6 de julho de 2011

NOTA SOBRE A EXPULSÃO DO VEREADOR ADILSON MARIANO DO PT

O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) vêm se solidarizar com o vereador Adilson Mariano, expulso pelo diretório municipal do PT no dia 1º de julho. Em seu terceiro mandato consecutivo, a vida parlamentar de Mariano tem sido marcada pela coerência com os princípios programáticos da esquerda e do socialismo.

A greve de 40 dias dos servidores municipais foi o estopim em uma relação há muito tempo conflituosa. Nós, do PSOL, conhecemos bem essa história. Em 2003, um grupo de parlamentares do PT foi expulso por votar contra a Reforma da Previdência, culminando na criação do PSOL. A reforma aprovada pelo PT era a mesma reforma que o próprio PT ajudou a derrubar durante o governo de Fernando Henrique Cardoso. Infelizmente, há tempos o PT abandonou a sua própria história. Mantiveram um programa de esquerda, mas só no papel.

Na prática, vemos o PT protagonizar as mesmas práticas e vícios da velha política. Se o PT respeitasse seu programa partidário, Carlito deveria ser expulso do partido, e não o vereador Mariano.

Mariano teve importante participação em diversas lutas, e há anos é ameaçado de expulsão pela direção majoritária do PT. A crise se agravou com a chegada de Carlito Merss ao poder: o grupo a qual Mariano pertence, a Esquerda Marxista, não aceitou cargos no governo e manteve a linha de oposição às medidas antipopulares da gestão petista.

Apesar de algumas diferenças ideológicas com o vereador e a corrente, o PSOL enxerga ambos como aliados da luta do povo, pela construção do socialismo. Esperamos que, mesmo com a expulsão, continuem nesse caminho.

JOINVILLE, 2 DE JULHO DE 2011
DIRETÓRIO MUNICIPAL DO PSOL

Nenhum comentário: