segunda-feira, 8 de novembro de 2010

História das lutas sociais de Joinville – estudos IV

O grupo de formação política do PSOL Joinville realizará o seu quarto encontro nesse ano. Acreditamos que a formação política é uma atividade prioritária e não deve ser relegada ao segundo plano.

O próximo encontro retomará um modelo utilizado em 2009 que consiste em chamar pessoas de outros grupos, organizações e histórias distintas das do PSOL, mas que, nesse diálogo, permitem repensarmos nossa prática, corrigirmos nossas metas e construirmos unidades políticas para a construção da sociedade socialista.

O historiador e militante político de direitos humanos, Maikon Jean Duarte irá fazer uma apresentação cujo título é Edgar Schatzmann: Fragmentos da história de uma pessoa extraordinária”, resultado parcial de uma pesquisa sobre as lutas sociais em Joinville.

Edgar Schatzmann foi militante do Partido Comunista Brasileiro (PCB) entre 58 até metade da década de 80, participando ativamente das lutas sociais desse período em Joinville, inclusive contra a ditadura civil-militar, e sua história pessoal é representativa dos conflitos do período.

Usaremos como texto base o capítulo Joinville e o Batalhão durante o regime militar do livro O Exército e a Cidade dos historiadores Sandra P. L. de Camargo Guedes, Wilson de Oliveira Neto e Marilia Gervasi Olska, disponível aqui ou aqui.

O encontro será realizado no dia 27 de novembro, às 15h na sede do Partido Socialismo e Liberdade (Jerônimo Coelho, 285, centro). Sinta-se convidada/o.

PSOL Joinville

Nenhum comentário: