sábado, 2 de outubro de 2010

Exibição de "Cidadão Boilesen" - Estudos III

O PSOL Joinville convida para a exibição do documentário “Cidadão Boilesen”. A mostra do filme se enquadra nos esforços de formação política desenvolvido pelo partido nos últimos meses.

O filme conta a história do empresário dinarmaquês do grupo Liquigaz Henning Boilesen. Boilesen colaborava ativamente com o regime instaurado em 1964, seja assistindo a sessões de tortura pessoalmente, seja recolhendo dinheiro com o empresariado paulista a fim de reforçar o efetivo do regime.

Após militantes desconfiarem da participação do grupo Liquigaz – vários locais de cercos policiais tinham caminhões da empresa na localidade –, um comando guerrilheiro justiçou o empresário.

O filme conta com depoimentos dos diretamente envolvidos, como o filho e amigos do industrial Boilesen e guerrilheiros que participaram da ação de justiçamento, mas também com análises políticas e históricas do período com os historiadores Daniel Aarão Reis e Jacob Gorender e o jornalista Percival de Souza.

O filme será exibido no dia 9 de outubro, às 15h, no anfiteatro do Ielusc (junto com o Clube de Cinema). A entrada é franca e todos estão convidados. Haverá um debate após a exibição do vídeo.

A direção é de Chain Litewski e o documentário tem a duração de 90 minutos.

Partido Socialismo e Liberdade, 2 de outubro de 2010.

Nenhum comentário: