sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Convite para grupo de estudos sobre Política e Socialismo II

O Partido Socialismo e Liberdade de Joinville prosseguirá com seu ciclo de estudos políticos, na perspectiva de que uma ação política consistente supõe um preparo teórico razoável.

Iremos ler e discutir a respeito de cinco capítulos do livro Combate nas Trevas (Ed. Ática, primeira edição de 1987) do historiador Jacob Gorender. São os capítulos:

Capítulo 2: O Contencioso da Industrialização e o Populismo;
Capítulo 3: O PCB – Das Ilusões da legalidade à luta armada;
Capítulo 4: O PCB – Luta Interna e mudança da linha política;
Capítulo 5: As Outras Esquerdas;
Capítulo 10: Ideias que fizeram a cabeça da esquerda.

O livro busca fazer uma análise crítica e lúcida da esquerda do período imediatamente pré-golpe civil-militar de 64 e durante a ditadura que se instalou no Brasil.

Sobre o autor, Jacob Gorender nasceu em Salvador em 1923 e é historiador e marxista. Lutou na Força Expedicionária Brasileira durante a Segunda Guerra Mundial na Itália. Desde a década de 40 era membro do PCB, rompendo em 1967 quando fundou com Mário Alves e Apolônio de Carvalho o Partido Comunista Brasileiro Revolucionário – PCBR. Foi preso e torturado durante o período militar. Lançou em 1978 o livro O Escravismo Colonial, tese original em que debate o modelo de acumulação que originou o capitalismo no Brasil. É autor também de Marxismo Sem Utopia.


O encontro ocorrerá na sede do PSOL Joinville (Jerônimo Coelho, 285, centro) no dia 12 de setembro, domingo, às 14:30h.

Sinta-se convidado. O grupo não é fechado a membros do PSOL, mas sim é aberto a todos que tenham interesse em discutir questões pertinentes ao socialismo.

Em seguida, iremos na Praça Nereu Ramos assistir o teatro O Amargo Santo da Purificação, da companhia teatral Ói Nóis Aqui Traveiz, às 16:30h, sobre a vida do revolucionário Carlos Marighella.

O texto pode ser baixado aqui ou aqui. Confirme presença pelo e-mail psoljoinville@gmail.com .

Um abraço,

PSOL Joinville

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

2º Seminário: Mudar o transporte, fazer a cidade

O 2º Seminário “Mudar o transporte, fazer a cidade” tem o objetivo geral de discutir propostas alternativas ao atual sistema de transporte de Joinville. O seminário, contará com a presença do engenheiro e ex-secretário de transportes da prefeitura de São Paulo (na gestão Erundina, do PT, entre 89 e 92) LúcioGregori.

Durante o período em que foi secretário de transportes, Lúcio trabalhou na implantação da municipalização do transporte coletivo de toda São Paulo e na promoção de um projeto-piloto de tarifa-zero na comunidade Cidade Tiradentes, com 200 mil habitantes à época. O projeto, na ocasião, foi bem aprovado pela comunidade, que passou a utilizar ônibus a preço zero, cujo custo era integralmente subsidiado pelo Estado.

Para ajudar no debate, estarão na mesa o Instituto de Pesquisa e Planejamento para o Desenvolvimento Sustentável de Joinville, e o Movimento Passe Livre.

Após a palestra inicial e debate, a palavra será aberta ao público.

Fonte: NoZarcão.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Nota de apoio ao DACS

O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) expressa seu apoio à luta do Diretório Acadêmico Cruz e Sousa (DACS), que representa os estudantes da Associação Bom Jesus/Ielusc. Desde o final do primeiro semestre deste ano, os estudantes se organizam para batalhar pela qualidade do curso.

Com a justificativa de uma crise financeira, a direção do curso demitiu professores (que vinham de outras cidades para lecionar na instituição), cortou as horas de preparação de aulas e horas-aula de vários professores. Tais atitudes, segundo o DACS, foram tomadas sem o diálogo e a transparências que caracterizavam a gestão do curso até pouco tempo.

O DACS, portanto, luta pelo retorno do diálogo de estudantes, professores, coordenadores e diretores na gestão do curso. A proposta é pelo retorno de uma gestão democrática do curso de Comunicação Social.

Sobre a federalização, o PSOL também defende a proposta, por acreditar na luta pelo ensino público e de qualidade. Contudo, neste momento, o partido solidariza-se e coloca-se a disposição do DACS nesta luta dos estudantes pela qualidade do curso.

PSOL Joinville, 3 de agosto de 2010.