Iremos ler e discutir a respeito de cinco capítulos do livro Combate nas Trevas (Ed. Ática, primeira edição de 1987) do historiador Jacob Gorender. São os capítulos:
Capítulo 2: O Contencioso da Industrialização e o Populismo;
Capítulo 3: O PCB – Das Ilusões da legalidade à luta armada;
Capítulo 4: O PCB – Luta Interna e mudança da linha política;
Capítulo 5: As Outras Esquerdas;
Capítulo 10: Ideias que fizeram a cabeça da esquerda.
O livro busca fazer uma análise crítica e lúcida da esquerda do período imediatamente pré-golpe civil-militar de 64 e durante a ditadura que se instalou no Brasil.
Sobre o autor, Jacob Gorender nasceu em Salvador em 1923 e é historiador e marxista. Lutou na Força Expedicionária Brasileira durante a Segunda Guerra Mundial na Itália. Desde a década de 40 era membro do PCB, rompendo em 1967 quando fundou com Mário Alves e Apolônio de Carvalho o Partido Comunista Brasileiro Revolucionário – PCBR. Foi preso e torturado durante o período militar. Lançou em 1978 o livro O Escravismo Colonial, tese original em que debate o modelo de acumulação que originou o capitalismo no Brasil. É autor também de Marxismo Sem Utopia.
O encontro ocorrerá na sede do PSOL Joinville (Jerônimo Coelho, 285, centro) no dia 12 de setembro, domingo, às 14:30h.
Sinta-se convidado. O grupo não é fechado a membros do PSOL, mas sim é aberto a todos que tenham interesse em discutir questões pertinentes ao socialismo.
Em seguida, iremos na Praça Nereu Ramos assistir o teatro O Amargo Santo da Purificação, da companhia teatral Ói Nóis Aqui Traveiz, às 16:30h, sobre a vida do revolucionário Carlos Marighella.
O texto pode ser baixado aqui ou aqui. Confirme presença pelo e-mail psoljoinville@gmail.com .
Um abraço,
PSOL Joinville