O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) vêm, por meio desta nota, APOIAR a luta dos estudantes da Univille, que passam por um momento muito delicado.
Levando em consideração o caráter comunitário do sistema Acafe, que recebe, inclusive, dinheiro público para a manutenção de bolsas, entendemos que o aumento das mensalidades só irá prejudicar a permanência de diversos estudantes. Ao mesmo tempo, entendemos que a prefeitura Municipal deve pagar sua dívida com a Univille, no valor de aproximadamente R$ 21 milhões, para que as bolsas não sejam cortadas.
O atual secretário de Educação, Marquinhos Fernandes (PT), foi um dos principais críticos do corte das verbas na gestão Marco Tebaldi (PSDB). Cabe agora a ele e ao governo honrar os compromissos de campanha e repassar o valor das bolsas integralmente. Além disso, queremos iniciar, junto ao movimento estudantil, um debate sobre a concepção da universidade, tendo em vista a instalação da UFSC em Joinville e os rumores de falência do sistema Acafe.
Portanto, o PSOL se posiciona:
- Pelo não aumento das mensalidades na Univille
- Pelo pagamento da dívida de R$ 21 milhões que a prefeitura contraiu com a Univille
- Pela federalização da universidade, como maneira de democratizar o acesso ao ensino superior
- Contra o projeto do deputado Darci de Matos (DEM) que pretende retirar verbas das universidades comunitárias (sem fins lucrativos) e repassá-los para as universidades privadas (com fins lucrativos)
Ivan Rocha de Oliveira
Presidente do PSOL Joinville
Nenhum comentário:
Postar um comentário