terça-feira, 30 de julho de 2013

Debate sobre redução da maioridade penal atrai bom público em Joinville

No dia 20 de Julho de 2013 ocorreu o evento Hip Hop + Debate sobre a maioridade penal, organizado pelo DCE Florestan Fernandes Ielusc em conjunto com o PSOL Joinville. Mesmo com a tarde chuvosa de sábado, mais de 50 pessoas compareceram ao Galpão da Ajote, no Complexo Cultural Antártica, no centro de Joinville.

O debate contou com a participação de João Marcos Buch, juiz da Vara de Execução Penal e juiz corregedor do Sistema Prisional de Joinville; Joselício Juninho Jjr, de São Paulo, jornalista e coordenador nacional do Círculo Palmarino (corrente nacional do Movimento Negro); Anderson Morais, de Florianópolis, ex-presidente do DCE da Unisul e membro da coordenação da Juventude Socialismo e Liberdade (JSOL); Elisandro Lotin, de Joinville, policial militar e presidente da Associação dos Praças de Santa Catarina (Aprasc); e Junior Malcolm (Joinville), supervisor de ensino e professor e cantor de rap com participação na Cultura Hip Hop há mais de dez anos. 

O evento começou do lado externo do Galpão da Ajote, com apresentação do grafiteiro Wendel Sena Eperro, que com traços fortes ilustrou o que o público do hip hop vê quando olha para a juventude das periferias do Brasil. Já dentro do galpão da Ajote, o rapper Junior Malcolm declamou uma poesia que escreveu quando o tema voltou a tona na mídia brasileira. Após as apresentações culturais, os cinco convidados colocaram então suas perspectivas sobre a redução da maioridade penal.

Juninho Jjr abriu o tema situando historicamente a situação do jovem pobre e negro brasileiro e o acompanhamento das políticas sociais e a violência constante que está presente nas grandes cidades. Em seguida, o Dr. João Marcos Buch, falou sobre o Código Civil e seus desequilíbrios, e ainda contou de sua grande experiência nas visitas que pode fazer nos diversos sistemas prisionais do mundo e sobre os estudos que levam a criminalidade.

Alguns dos desequilíbrios apontados pelo juiz foram confirmadas pelo presidente da Aprasc. Elisandro Lotin mostrou a visão do policial que é treinado para enfrentar situações de hostilidade e a precariedade da estrutura pública.


Anderson Morais, do PSOL, contribuiu com diversos dados sobre o descaso com a segurança pública em favorecimento so setor privado e o caminho contrário da política de Santa Catarina, que chegou a fechar uma escola estadual para abrir um presídio no mesmo local, e só não teve êxito porque a população ocupou o lugar e está desenvolvendo ações culturais.

Já o relato do joinvilense Junior Malcolm trouxe uma visão sobre os jovens da periferia Ele falou de seu trabalho social nas comunidades carentes de Joinville, a falta de incentivo do poder público e de como essa juventude se revolta contra tudo isso.

O evento foi encerrado com participação do público por meio de perguntas e muitas contribuições interessantes sobre o tema da cultura, da educação e da segurança que culminam no debate acerca da maioridade penal. Foram mais de três horas de duração no debate que buscou debater e apontar soluções para o problema.

A condução do evento ficou por conta do presidente do DCE Ielusc, Eduardo Rodrigues. As fotos são de Jéssica Michels.



Nenhum comentário: