quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Juiz determina prisão e multa ao secretário da Saúde caso emergências não sejam atendidas em Joinville

A juíza federal Cláudia Maria Dadico aceitou o pedido do Ministério Público Federal e da Defensoria Pública da União, que cobrou, na terça-feira, uma punição mais severa ao secretário estadual de Saúde, Dalmo Claro de Oliveira, caso o Hospital Regional, em Joinville, volte a desrespeitar uma liminar que determina o atendimento de pacientes em casos de urgência e emergência, nem que seja na rede privada.

A liminar obriga o Estado a garantir o atendimento e, se houver leitos, deve arcar com os cursos do serviço na rede privada. Agora, além da multa prevista de R$ 5 mil aplicada ao Estado para cada negativa de atendimento, Dalmo Claro de Oliveira será intimado a arcar com multa de R$ 2 mil e ainda estará sujeito à prisão civil por improbidade administrativa, caso descumpra novamente a decisão.

A medida foi tomada depois que o paciente Raul Domingos dos Reis, de 43 anos, morreu na noite de segunda-feira após ficar 48 à espera de uma unidade de terapia intensiva (UTI). Raul, que tinha uma doença cardíaca crônica, procurou o Regional no sábado à noite por causa de uma complicação relacionada aos rins.

Como não havia clínico-geral, o paciente foi encaminhado para o PA Norte, mesmo se tratando de um caso de emergência. Raul ficou aguardando por um leito de UTI, que só foi liberado perto das 19 horas de segunda-feira no Regional. Para a juíza, o episódio deixou claro que a liminar foi descumprida. 

A expectativa, de acordo com o procurador da República Mario Sergio Barbosa, um dos autores da ação, é de que a multa, na figura do gestor, force o poder público a cumprir a decisão judicial. 

— Antes, a multa saía dos cofres públicos. Agora que a multa vai sair do bolso do secretário, espero que eles parem de negligenciar a saúde pública em Joinville.



fonte: Jornal ANotícia http://ow.ly/h5wjL

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Prefeito do PSOL de Itaocara vai implantar Programa Passe Livre Universitário

Após reunião convocada pela prefeitura com os estudantes universitários no dia 18/01/2013, o prefeito do PSOL de Itaocara, Gelsimar Gonzaga definiu as regras do Programa Passe Livre Universitário.

O Programa irá beneficiar estudantes universitários e técnicos residentes em Itaocara mas estudam nas cidades vizinhas de Itaperuna, Miracema, Padua, Campos e São Fideles.

O primeiro passo é o cadastramento de todos os estudantes para que Comissão e Prefeitura tenham em mãos a demanda real e para a posterior confecção de carteirinhas de identificação estudantil.

A próxima reunião entre a prefeitura e a comissão para mais definições sobre o sistema ocorrerá no próximo dia 25/12 às 19hrs. Cada estudante universitário tem direito a voz e voto na assembléia.